NOTÍCIAS

Voltar

Entrevista a Edgar Pinto

  • Entrevista a Edgar Pinto

    18 mai 2018

    Entrevistámos Edgar Pinto, ciclista da VITO FEIRENSE BLACKJACK, após a vitória histórica na Volta a Madrid 2018. 


    Como surgiu a tua paixão pelo ciclismo?
    A minha paixão pelo ciclismo surgiu naturalmente. O meu pai sempre esteve ligado ao mundo das bicicletas e eu ia regularmente com ele assistir a diversas competições, até que aos 10 anos de idade comecei a participar em competições de BTT.

     

    Ser ciclista profissional exige muitas horas de treino e cuidados com a alimentação, o descanso, etc. Como é o dia-a-dia de um ciclista profissional?
    A minha rotina diária é despertar às 7h30 e tomar um bom pequeno almoço, que é uma das refeições mais importantes para me sentir com energia para enfrentar o dia de treino/prova.
    Depois ajudo a tratar dos meus filhos e levo-os ao infantário. Também gasto algum tempo a tratar dos meus animais, cães e aves.
    Entretanto, a meio da manhã começo o treino diário, que tem uma duração muito variável (entre duas a seis horas de treino). Após o treino, é hora recuperar energias. Tenho bastante preocupação com a alimentação e reservo uma a duas horas para descansar.

     

    Nos últimos anos, o ciclismo tem atraído cada vez mais praticantes nas diversas vertentes. Na tua opinião, que motivos têm vindo a contribuir para este sucesso?
    Na minha opinião penso que este crescimento da modalidade se deve, fundamentalmente, à crescente preocupação da população com a sua saúde e bem-estar. Treinar ou passear de bicicleta dá-nos a possibilidade de usufruir de paisagens maravilhosas enquanto fazemos atividade física. 

      

    As rodas são uma parte importante da bicicleta. Quais são os critérios que utilizas para escolher as rodas adequadas a cada percurso?
    Os critérios que influenciam a escolha das rodas a utilizar são as condições climatéricas (vento e chuva) e a altimetria (percurso plano ou montanha).

     

    Qual a importância das rodas para a performance de um ciclista?
    Na minha opinião, as rodas são um ponto muito importante para a segurança do atleta.

     

    Quais as características que mais valorizas nas rodas Blackjack?
    A rigidez das rodas Blackjack garante-me estabilidade e segurança na condução da bicicleta, que são duas características que valorizo bastante. Além disso, também são muito bonitas.

     

    A vitória na Volta a Madrid 2018 foi o ponto mais alto da tua carreira até ao momento? O que é que sentiste quando subiste ao pódio?  
    Sim, esta vitória foi um ponto alto na minha carreira a nível internacional. Senti uma felicidade enorme, especialmente porque o ano passado foi difícil, pois sofri várias lesões que não me permitiram estar ao melhor nível.  Subir ao lugar mais alto do pódio em Madrid foi um sentimento de realização pessoal fantástico.

     

    PERFIL

    NOME: Edgar Miguel Lemos Pinto

    EQUIPA: Vito Feirense Blackjack 

    IDADE: 32 anos

    CIDADE/LOCALIDADE: Albergaria-a-Velha (Aveiro)

    UMA FRASE QUE TE DEFINA OU QUE DEFINA A TUA FILOSOFIA DE VIDA: Calma, persistência e luta dia após dia para atingir os objectivos definidos.